O Observatório do Turismo de Minas Gerais (OTMG) é uma instância de pesquisa coordenada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e composta por, atualmente, 14 entidades públicas, privadas e instituições da sociedade civil. Tem-se como objetivos o monitoramento em rede da atividade turística no Estado, o incentivo à inovação, à inteligência de mercado e o fomento à pesquisa acadêmica em turismo, através do levantamento de pesquisas, dados, números e elaboração de indicadores, entre outras ações que buscam o desenvolvimento do setor.
O Observatório alcançou o terceiro lugar na categoria de Gestão e Monitoramento no Turismo do Prêmio Nacional do Turismo de 2019, realizado pelo Ministério do Turismo.
Ademais, o Observatório faz parte da plataforma Tourism4SDGs, desenvolvida pela Organização Mundial do Turismo, que reúne iniciativas que contribuem direta ou indiretamente com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas.
O Observatório também faz parte da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT), sendo esta uma Rede composta por diversos Observatórios de turismo brasileiros, tendo como principal finalidade o fortalecimento, articulação e o desenvolvimento de trabalhos em conjunto em prol do setor. Para mais informações, acesse aqui o Instagram oficial da RBOT.
Atualmente, fazem parte do Observatório:
– Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER);
– Fundação João Pinheiro (FJP);
– Instituto de Acessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH);
– Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF);
– Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
– Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP);
– Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL);
– Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (BELOTUR);
– Prefeitura de Juiz de Fora;
– Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL);
– Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG);
– Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (FECOMÉRCIO);
– Prefeitura de Extrema;