Gastronomia como estratégia da promoção turística de Minas Gerais

Joyce Kimarce do Carmo Pereira, Nayane Suelen Maia de Assis, Thalita Regina de Souza Brito

O presente trabalho tem como objetivo compreender como o poder público de Minas Gerais, por meio das ações e projetos de órgãos e instituições, utilizaram a gastronomia mineira como um produto, para impulsionar a atividade turística. Como objetivos específicos, o artigo em questão se propôs analisar a relevância da gastronomia, considerando os aspectos, significados e as experiências ofertadas ao turista. Buscou-se entender como Minas Gerais inovou, apostando na gastronomia como elemento de diversificação da oferta e da promoção turística e identificou ainda as ações e os projetos governamentais existentes no estado, voltados para a promoção da gastronomia no cenário mineiro. A metodologia deste estudo de abordagem qualitativa baseou-se na realização de pesquisa bibliográfica, a qual investigou e analisou os conceitos que perpassam a gastronomia e a promoção turística partindo de consultas de fontes bibliográficas primárias e secundárias, os dados coletados foram analisados por meio da análise de conteúdo. A partir disso, foi possível observar que a gastronomia contribui para a integração e desenvolvimento regional por meio do incentivo ao turismo, devido à experiência proporcionada aos visitantes, os quais além de vivenciarem as etapas de produção artesanalmente, conhecem a tradição local e o modo de vida da comunidade. Tal vivência se apresenta como um produto gastronômico formatado e comercializado, com potencial para o desenvolvimento econômico por meio do turismo. Constatou-se ainda a aplicabilidade de estratégias de promoção utilizadas tanto pela SECULT-MG quanto por outros órgãos públicos, objetivando divulgar a gastronomia mineira, por meio de eventos gastronômicos, planos e programas, ações de press trips e feiras de turismo

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