Marketing digital em políticas públicas de turismo: um estudo de caso da Secretaria de Estado de Turismo na promoção turística de Minas Gerais
Raiane Cardoso de Souza. Fundação João Pinheiro: Belo Horizonte, 2016.
Desde o final do século XX a evolução das tecnologias de informação e comunicação, sobretudo com o advento da internet, tem transformado diversos âmbitos da vida social em um ritmo cada vez mais acelerado. Tais transformações são largamente estudadas pela área do marketing e do turismo, uma vez que estes são fortemente influenciados pela evolução dessas tecnologias. Essas duas temáticas se encontram no setor público que, por sua vez, tem sofrido suas próprias mudanças a fim de acompanhar os avanços tecnológicos. Em Minas Gerais, essas temáticas se encontram na Secretaria de Estado de Turismo, tendo em vista o seu papel de promover o estado como um destino turístico, utilizando, como uma de suas estratégias para tal, as midias digitais. Tendo isto em vista, esse trabalho tem como objetivo identificar os mecanismos de marketing digital adotados no âmbito da Secretaria de Estado de Turismo. Para tanto, adotou-se como estratégia metodológica um estudo de caso das políticas públicas de turismo, mais especificamente, a promoção turística de Minas Gerais pela Secretaria de Estado de Turismo. Além disso, na metodologia, foram utilizadas pesquisa bibliográfica e documental, entrevistas semiestruturadas e um modelo de análise específico para as redes sociais Facebook e Instagram. Como resultados, tem-se um histórico da utilização do marketing digital na Secretaria, destacando seus desafios e a percepção daqueles que trabalharam ou ainda trabalham com tal política. Ainda, apresentou-se uma análise das iniciativas atualmente adotadas pela Secretaria de acordo com um modelo proposto, ressaltando os aspectos da sua gestão e sua potencialidades. Por fim, buscou-se algumas reflexões para contribuir para o desempenho do marketing digital na Secretaria, esperando, assim, a promoção do desenvolvimento.